quinta-feira, 7 de março de 2013

Dificuldades na especialização em MFC... também na Índia

Um médico de família e comunidade britânico comentou recentemente sua experiência com a pós-graduação à distância na Índia. Assim como no Brasil, a grande maioria dos médicos que trabalham na atenção primária à saúde (APS) contam apenas com o que aprenderam na faculdade, de forma que sua resolutividade deixa muito a desejar.

Toda vivência traz seu aprendizado. Ele conta que o improviso era uma prática constante, como por exemplo quando foi necessário reagendar as atividades de um dia por causa de uma forma de protesto chamada bandh. Outra coisa que ele aprendeu foi a importância de que os médicos de família e comunidade sejam treinados por médicos com experiência em APS:

O ensino por especialistas [focais] é cheio de dificuldades em um curso de medicina de família e comunidades: eles até podem ser experientes em seus próprios campos, mas também podem nunca em suas carreiras ter tido qualquer exposição à medicina de família e comunidade.[...] O abismo entre o que é ensinado e o que precisa ser aprendido parece difícil de ser transposto.
Concordo em gênero, número e grau.


Este artigo foi publicado originalmente no blog Medicina de Familia, por Leonardo Ferreira Fontenelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário