terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Cancer de Mama reduz marcadamente após cessar terapia hormonal

Breast Cancer after Use of Estrogen plus Progestin in Postmenopausal Women - NEJM
(ou The continuing saga of WHI)

Um seguimento do Women's Health Initiative (WHI), aquele mesmo que gerou polêmica quanto a terapia de reposição hormonal em 2002, demonstra que a cessação da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) leva a queda acentuada nos casos de Câncer de Mama.

Após o estudo de 2002, o uso de TRH nos Estados Unidos caiu, e subsequentemente a incidência de Câncer de mama, sugerindo uma relação causa-efeito. Os autores analisaram os resultados do WHI e os números relativos ao Câncer de Mama.

Eles verificaram que havia menos diagnósticos de Câncer de Mama no grupo recebendo estrógeno + progesterona que no grupo recebendo placebo nos primeiros anos de estudo, mas o número de diagnósticos aumentaram ao longo dos 5-6 anose de intervenção.

O risco caiu rapidamente após a cessação do uso de medicações, com uma frequência similar de mamografias nos dois grupos, em um período de 2 anos, sugerindo mais uma vez uma relação direta entre TRH e Câncer de Mama.

O artigo não é de livre acesso, mas o New England propicia um período de 21 dias de teste para livre acesso a sua página.

Acesse o artigo.