terça-feira, 4 de agosto de 2009

Níveis pressóricos alvo: abaixo de 140x90 mmHg?

Treatment blood pressure targets for hypertension

Revisão Sistemática da Cochrane de 2009 recuperou artigos que avaliaram o impacto de níveis pressóricos inferiores a 135x85 mmHg na morbidade e mortalidade dos pacientes.

Foram selecionados 7 estudos com qualidade suficientes para a Revisão Sistemática e Meta-análise, com população total estudada de 22.000 pessoas. Os artigos selecionados comparavam o impacto dos dois níveis pressóricos na morbidade e mortalidade.

Foram eleitos como desfechos mortalidade global, Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Eventos cardiovasculares maiores, ou doença renal terminal.

A meta-análise não aponta diferença no Risco Relativo para morbidade ou mortalidade entre os dois grupos, para todos os desfechos. Uma análise de sensibilidade em relação a Diabetes Mellitus e doença renal crônica também não demonstrou diferenças entre os dois grupos, embora este não seja o objetivo desta meta-análise e, sendo assim, os autores estão revendo sistematicamente os níveis pressóricos alvo nestes dois grupos.

Acesse o artigo