sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mestrado Profissional em APS - ênfase Estratégia de Saúde da Família

Inscrições até 7 de junho

As inscrições para o Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família estão abertas até 7 de junho.

O curso da ENSP ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, com a finalidade de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovação na atenção primária à saúde na cidade do Rio de Janeiro, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e a rede municipal de saúde.

Público alvo: profissionais da área de Saúde - médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, fonoaudiólogos, profissionais de educação física - que atuam na Estratégia de Saúde da Família e apoio matricial às Equipes de Saúde da Família no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Estão aptos a concorrer às vagas profissionais que atuem como servidores públicos ou contratados em regime de CLT nessas áreas específicas.

Vagas: 22 vagas

Objetivo: sistematizar o conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde, visando à ampliação e desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS), com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e contribuam para o fortalecimento do SUS.

Linhas de ação : desenvolvimento de competências para realizar a Gestão do Cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; atividades de Educação em Saúde (preceptoria, educação permanente, metodologias de ensino e aprendizagem) no âmbito da ESF; Produção de Conhecimento em Serviços de Saúde; entre outros.

Início: previsto para 1º de setembro de 2011 e término em agosto de 2013, integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, uma iniciativa acadêmica reconhecida pela Capes/MEC.

Duração: máximo 24 meses, desenvolvido em turma única, com o máximo de 22 e mínimo de 16 alunos.

Seleção: de 29/6 a 3/8 e será realizada por uma comissão formada por docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública (PPGSS-SP/ENSP/FIOCRUZ)

Etapas: a primeira, eliminatória, constituída de prova de inglês. A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em prova de conhecimentos específicos. A terceira e última etapa será uma entrevista, de caráter classificatório.

Resultado final: será divulgado em 5 de agosto na Plataforma Siga. Vale lembrar que informações não serão fornecidas por telefone.

Mais informações: acesso o edital ou por meio da Plataforma Siga, em www.sigass.fiocruz.br, no link Inscrição, em Saúde Pública ENSP. Para fazer a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico, também disponível na Plataforma Siga, que, posteriormente, deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via Correios (Sedex 10), junto com os documentos exigidos.

Publicado originalmente por Leonardo Savassi