terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia Mundial do Diabetes é comemorado no próximo sábado


Dia Mundial do Diabetes é comemorado no próximo sábado

"Diabetes: Educar para Prevenir" é o tema adotado para as campanha de 2009 a 2013.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) criaram, em 1991, o Dia Mundial do Diabetes, comemorado todo dia 14 de novembro. Em 2007, juntamente com a oficialização da data pelas Nações Unidas, a IDF lançou a idéia de iluminar de azul alguns monumentos urbanos ao redor do mundo no intuito de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o crescimento da prevalência do Diabetes, a fim de educar a população mundial sobre a doença e prevenir maiores complicações.

O sucesso da campanha foi tanto em 2007 que, no ano seguinte, com o envio de relatos e fotos do Dia Mundial, a divulgação do evento teve muitos outros adeptos além do previsto – fora os monumentos urbanos, prédios municipais e residências também aderiram ao movimento e trocaram suas lâmpadas amarelas e brancas por luzes azuis.

Este ano, o tema da campanha, "Diabetes: Educar para Prevenir", abordará a necessidade crescente de programas de educação e prevenção do diabetes, com diferentes públicos-alvo: pessoas com diabetes, governo, profissionais de saúde e população em geral.

Neste sentido, O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes (CNHD), do Departamento de Atenção Básica (DAB), vem desenvolvendo, desde 2007, a Estratégia Nacional de Educação em Saúde para o autocuidado em Diabetes, defendendo que a educação em saúde insere-se tanto na promoção da saúde quanto no tratamento do diabetes mellitus (DM).

Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a Secretaria de Saúde da Bahia/Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) e com a Fundação Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (FFMUSP) e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), esta Estratégia visa promover a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de nível superior que atuem na Atenção Básica, estimulando e aprimorando o desenvolvimento de ações e atividades de apoio para o autocuidado.

Além disso, pretende despertar, nos profissionais de saúde, a necessidade de interagir com saberes e práticas na construção de diálogos e pactos adequados e possíveis a cada indivíduo, a fim de possibilitar as mudanças e adequações necessárias de atitudes e estilos de vida. Pretende, ainda, estimular a mobilização e participação da comunidade nos seus espaços, reivindicando condições para a melhoria da atenção e cuidado integral à saúde

A idéia é formar uma rede de tutores e multiplicadores em âmbito regional, estadual e local. As capacitações são ministradas com oficinas presenciais e à distância, e disponibilizam materiais educativos, além de interatividade em plataforma na web.

A primeira turma de tutores nacionais já foi formada. Ao todo, foram treinados cem (100) profissionais em todos os 26 estados e no Distrito Federal. A segunda turma, com mil (1000) tutores, terá início em fevereiro de 2010. A previsão da CNHD é de que, até o fim do próximo ano, todas as equipes Saúde da Família tenham sido treinadas.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes também conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e, no Brasil, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – que distribui, para todas as suas regionais, um kit de divulgação do evento. O kit traz amostras de cartazes, folders, pins, camisetas e um CD, com todos os arquivos do material de divulgação – que podem ser reproduzidos e utilizados para motivar a promoção de atividades pelo Dia Mundial.

Um dos grandes destaques da campanha de 2008, o Brasil quer repetir o feito em 2009. Já estão confirmados 124 locais que serão iluminados de azul no próximo dia 14. Em Brasília, o Ministério da Saúde, a Ponte JK e a Torre de TV estarão azuis durante todo o sábado.

Caso não seja possível iluminar sua casa, seu trabalho ou algum monumento da sua cidade com luz azul, não tem problema. Prevendo todo o tipo de dificuldade, a IDF disponibilizou um manual em 60 idiomas diferentes – inclusive o português – para quem quiser iluminar ou decorar sua casa (ou seu trabalho, ou sua cidade, etc.) com o Círculo Azul – o símbolo da campanha.

Participe você também e contribua para um mundo mais saudável. Acesse o site do Dia Mundial do Diabetes para maiores informações sobre a campanha e o site do CNHD para saber mais sobre a Estratégia Nacional de Educacao em Saúde para o autocuidado em Diabetes.


Fonte:
INFORMATIVO ELETRÔNICO DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
17/11/2009



-