sábado, 7 de novembro de 2009

Mais controvérsias na TRH

Bayesian Meta-analysis of Hormone Therapy and Mortality in Younger Postmenopausal Women

Abstract:

Background: Há incerteza sobre os riscos e benefícios da terapia hormonal. Foi realizada uma meta-análise Bayesiana para avaliar o efeito da terapia hormonal sobre a mortalidade total em jovens mulheres pós-menopáusicas. Esta análise sintetiza elementos de diversas fontes, tendo em conta diferentes pontos de vista sobre a questão.

Métodos: Uma pesquisa abrangente de 1966 a janeiro de 2008, identificou estudos randomizados controlados com a duração mínima de 6 meses, ou seja, a terapia hormonal avaliada em mulheres com média de idade <60 anos e relataram pelo menos uma morte, e estudos prospectivos de coorte observacional que avaliou o risco relativo de mortalidade associada com a terapia hormonal após o ajuste para variáveis de confusão.

Resultados: Os resultados foram sintetizados usando a Bayesian meta-analysis com um "efeito hierárquico-aleatório". Os resultados obtidos a partir de 19 estudos randomizados, com 16.000 mulheres (idade média 55 anos), seguido de 83.000 doentes / ano, mostrou um risco relativo de mortalidade de 0,73 (intervalo de 95% credível 0.52-0.96). Quando os dados a partir de 8 estudos observacionais foram adicionados à análise, o consequente risco relativo foi 0,72 (intervalo de credibilidade 0.62-0.82). A probabilidade a posteriori de que a terapia hormonal reduza a mortalidade total em mulheres mais jovens é quase 1.

Conclusões: A síntese de dados usando Bayesian meta-análise indica uma redução na mortalidade de jovens mulheres na pós-menopausa que tomam a terapia hormonal em comparação com nenhum tratamento. Este achado deve ser interpretado tendo em conta os potenciais benefícios e danos da terapia hormonal.

Acesse:

Journal Home