quinta-feira, 24 de junho de 2010

Celular e direção: aconselhamento aos pacientes

O Health Tips do National Institutes of Health posta esta vídeo (abaixo) sobre direção e celular. No vídeo, eles apontam que o fato de dirigir falando ou teclando ao celular está associado a maior risco de acidentes (nenhuma novidade até aqui).

video
Fonte: Medline Plus. Driving Distractions(HealthDay, June 22, 2010)

A novidade é que um artigo recente do New England Journal of Medicine em sua sessão perspectivas (perspectives) aponta o papel da Atenção Primária no aconselhamento a pacientes. Com o sugestivo título de The most primary of care - talking about Driving and Distraction (o mais primário dos cuidados - falar sobre direção e distração), os autores apontam a importância do aconselhamento, trazendo também em suas referências aquelas que definem o risco de dirigir desatentamente devido a aparelhos móveis.
Trazem referência a um vídeo do Youtube que já está famoso nas caixas de email:

Este é um vídeo produzido pela Tredegar Comprehensive School e Gwent Police (Gwent está localizado no País de Gales sudeste, Reino Unido), um trailer de um drama de meia hora intitulado "Cow" - sobre texting e condução.

Voltando ao artigo do New England, os autores fazem referência ao FocusDriven, uma organização dedicada a reduzir a prevalência de condução sob distração, e mencionam que o Departamento de Transportes lançou também um site: http://www.distraction.gov/. Por fim, apontam as dúvidas que frequentemente surgem pelos pacientes quando aconselhados, e procura se basear nas evidências disponíveis na literatura para respondê-las.

Acesso ao Artigo: