quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Depressão, ansiedade e transtornos somatoformes são freqüentes e associados a estressores psicossociais

Pacientes com queixas somáticas, na APS:
Depressão, ansiedade e transtornos somatoformes são freqüentes e associados a estressores psicossociais
Do BMC Family Practice

Contexto: Os transtornos mentais em pacientes da atenção primária são freqüentemente associada com queixas físicas que podem mascarar a doença. Há um conhecimento insuficiente sobre o papel da ansiedade, depressão e somatização em pacientes com sintomas físicos. Nosso objetivo primário foi determinar a prevalência de depressão, ansiedade e somatização entre pacientes recebendo cuidados na atenção primária com uma queixa física. Também investigou a relação entre estressores psicossociais acumulada e transtornos mentais. Métodos: Foi realizado um estudo multicêntrico, transversal em 21 consultórios particulares e em um centro de atenção primária em instituições acadêmicas do Ocidente da Suíça. Pacientes selecionados aleatoriamente, apresentando uma denúncia espontânea física foram convidados a preencher o auto-administrado Paciente Health Questionnaire (PHQ) entre novembro de 2004 e julho de 2005. A versão francesa validada do PHQ permitiu o diagnóstico de transtornos mentais (DSM-IV) e as análises de exposição a estressores psicossociais. Resultados: Foram 917 pacientes apresentando pelo menos um sintoma físico incluído. A taxa de depressão, ansiedade e transtornos somatoformes foi de 20,0% (intervalo de confiança de 95% [CI] = 17,4% para 22,7%), 15,5% (IC 95% = 13,2% para 18,0%), e 15,1% (IC 95% = 12,8% para 17,5%), respectivamente. estressores psicossociais foram significativamente associados com transtornos mentais. Pacientes com um acúmulo de estressores psicossociais são mais susceptíveis a apresentar ansiedade, depressão ou transtornos somatoformes, com um aumento de 2,2 vezes (IC 95% = 2,0-2,5) para cada estressor adicional. Conclusões: A investigação de transtornos mentais e estressores psicossociais em pacientes com queixas físicas é importante na atenção primária. estressores psicossociais devem ser explorados como potenciais causas epidemiológica dos transtornos mentais.
Comento: Se na Suíça o estresse (tem jeito de ficar estressado na Suíça?) causa isso, imagina aqui no Brasil com todas as dificuldades que nossa população adscrita da maioria dos Centros de Saúde enfrenta?

Artigo aqui.
Quer saber se você está com depressão? Clique aqui.

Um comentário:

  1. Muita gente acha que quem tem menos dinheiro tem a vida mais simples, e por tanto com menos estresse. Mas, como você falou, o problema é ainda pior. Quem tem dinheiro está sempre batalhando um extra, mas quem não tem dinheiro está sempre batalhando o básico.

    ResponderExcluir