terça-feira, 10 de março de 2015

Humulin® sai da lista da Farmácia Popular

Insulina aprovada pela Farmácia Popular agora é a Novomulin®

A insulina humana NPH para caneta Humulin® do laboratório Lilly está fora da cobertura da "Farmácia Popular", segundo levantamento nas farmácias que atendem ao programa. 



Balconistas das Redes Farmacêuticas afirmam que a Insulina Humulin® para caneta não faz mais parte da lista de medicamentos sob cobertura da farmácia popular. Os diabéticos que fazem uso do medicamento passam a contar com a insulina Novomulin®.

Na listagem atual do Ministério da Saúde, não há uma especificação sobre qual a marca de insulina NPH, mas tampouco há uma determinação sobre qual das insulinas disponíveis é coberta pelo programa. 
E nesta mesma listagem, o código de barras da Humulin® da empresa Lilly é listado dentre os códigos cobertos pelo programa: 


O problema é que o refil da Novomulin® não se adéqua à caneta da Humulin® e a caneta para a Novomulin® custa mais de R$90,00. Ou seja, os diabéticos terão que comprar uma nova caneta cujo preço nem sempre caberá no orçamento familiar. Com isto, vislumbra-se um novo problema no tratamento de diabéticos no Brasil. 

Os profissionais de saúde devem estar atentos a novidade: pacientes podem descontinuar tratamentos caso a receita médica não esteja acompanhada de orientações quanto a substituição do medicamento, e ainda que seja substituído, os pacientes devem ser informados quanto a necessidade de compra de nova caneta.

Resta saber se na listagem de março realmente a Humulin® e seu respectivo código de barras estarão fora da cobertura do programa. Ou se há algum mal entendido nesta informação dada por balconistas das redes farmacêuticas. 


Acesse:

A lista do Programa Farmácia Popular:


Leia mais:




Publicado originalmente por Leonardo Savassi em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com