sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Canal Saúde: desafios para a consolidação do PSF

Programa Saúde da Família: o que falta para a estratégia funcionar plenamente? PSF em debate no Canal Saúde interativo
   
Assista ao vivo pela NBR ou web e ligue 0800 7018122. Antecipe perguntas - canal@fiocruz.br


O Sala de Convidados, do Canal Saúde / Fiocruz, de amanhã, sexta (18), às 13h, vai debater ao vivo as perspectivas e os desafios para a consolidação do Programa Saúde da Família. Um dos maiores entraves é a formação de profissionais para compor a equipe. No país, das 29.800 equipes de PSF, apenas 1.100 contam com médicos generalistas com especialização ou residência em medicina de família e comunidade.

A equipe do Canal Saúde acompanhou o X Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizada no início do mês. Veja como foram os debates do evento, que destacou as principais características da especialidade: a de promover e trabalhar as relações entre pessoas, famílias, comunidades, profissionais e níveis do sistema de saúde.

Interativo - No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela web canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br


Congresso – Para boa parte dos participantes do X Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, a precarização do trabalho, com a falta de uma carreira segura e vínculos estáveis, seria uma das maiores razões para a falta de interesse pela medicina de família. E esse problema acaba afetando principalmente a população de municípios de pequeno porte, maioria no país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2007, foram investidos R$ 4.064 milhões na estratégia Saúde da Família.
A medicina de família e comunidade é considerada uma especialidade médica fundamental para a consolidação da reforma do sistema público de saúde através da inserção de especialistas dessa área nas equipes, que constituem a porta de entrada do sistema.
Veja como o estado da Bahia tenta vencer os desafios impostos à estratégia saúde da família apostando na Fundação Pública, como forma alternativa de gestão.


Onde ver – Para saber como assistir a NBR na sua cidade ou obter mais informações sobre a NBR, acesse ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr Para assistir no site do Canal Saúde, acesse <canalsaude.fiocruz.br>, clique na TV com a inscrição "ao vivo" e participe a partir do chat associado à transmissão. Se preferir, antecipe suas perguntas: canal@fiocruz.br. O Sala de Convidados é apresentado por Renato Farias.
Fonte:
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz
Marcelo de Castro Neves
(21) 3194-7700 / 3194-7704 / 0800-701-8122 /
ascom@fiocruz.br
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil