sábado, 20 de fevereiro de 2010

Beta-2 agonistas de longa duração na asma: use somente com corticóide inalatório (FDA)

FDA Drug Safety Communication: New safety requirements for long-acting inhaled asthma medications called Long-Acting Beta-Agonists (LABAs)

A Food and Drug Administration (FDA) anunciou que os medicamentos da classe dos beta-agonistas de longa duração (LABAs) nunca devem ser usado isoladamente no tratamento da asma em crianças ou adultos. Os fabricantes serão obrigados a incluir este aviso nos rótulos de produtos destas drogas, juntamente com a tomada de outras medidas para reduzir a utilização global destes medicamentos.

Estes novos requisitos são baseados em análises da FDA dos ensaios clínicos, que demonstraram que o uso destes medicamentos a longo prazo está associado a um maior risco de piora dos sintomas de asma grave, levando à hospitalização de crianças e adultos e de morte em alguns pacientes com asma.

As drogas envolvidas incluem os produtos de agente único (no Brasil são bem conhecidos o Serevent e Foradil), e medicamentos combinados (Advair e Symbicort) que também contêm corticosteróides inalados.
Estes medicamentos agem melhorando a capacidade do paciente respirar e reduzindo os sintomas de asma, relaxando a musculatura das vias aéreas.

O FDA irá agora exigir que os rótulos dos produtos contenham a seguinte informação:

* O uso de
beta-agonistas de longa duração (LABAs) é contra-indicado isoladamente, ou seja, sem o uso de medicação controladora da asma, tal como corticosteróides inalados. Agentes contendo somente LABAs só devem ser utilizados em associação com uma medicação controladora da asma, nunca sozinho;
* LABAs só devem ser utilizados a longo prazo em pacientes cuja asma não pode ser adequadamente controlada somente com medicamentos controladores;
* LABAs devem ser usados durante o menor período de tempo necessário para conseguir o controle dos sintomas da asma e descontinuados, se possível, uma vez que o controle da asma seja alcançado. Os pacientes devem ser mantidos com medicação controladora da asma.
* Crianças e adolescentes que necessitem de um LABA além de um corticosteróide inalado deve usar uma combinação de produtos que contenham simultaneamente um corticosteróide inalado e um LABA para garantir a conformidade com os dois medicamentos.

Acesse as recomendações do FDA:
FDA, U S Food and Drug Administration