segunda-feira, 26 de abril de 2010

MFC na Globo News: presidente da AMFAC-RJ fala sobre hábitos de vida saudáveis

O Médico de Família e Comunidade Oscarino dos Santos Barreto Júnior, presidente da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFAC-RJ), fala ao Portal Globo News sobre hábitos de vida e hipertensão.

Na matéria, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão aborda a mudança de hábitos benéfica para o controle da doença e melhora da qualidade de vida. E o MFC Oscarino dá dicas relevantes sobre atividade física, alimentação e outros fatores relacionados.

Confira a matéria:



Fonte:
Portal Globo News

Além disto, o Ministério da Saúde informa o lançamento de mais duas medicações para controle respectivamente da dislipidemia e diabetes, na farmácia popular.

Em maio, programa Aqui Tem Farmácia Popular oferecerá sinvastatina, contra o colesterol, e insulina para o diabetes. A portaria que determina a inclusão dos remédios foi assinada nesta segunda-feira (26/04/2010) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A inclusão dos medicamentos, que foi anunciada por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, eleva os medicamentos inclusos no programa para14, dentre medicamentos contra diabetes, anti-hipertensivos e anticoncepcionais. Há hoje 11.905 drogarias conveniadas, com uma cobertura populacional de 118 milhões de brasileiros, e o programa já oferece cinco medicamentos para controle da hipertensão: enalapril 10 mg, atenolol 25 mg, captopril 25mg, hidroclorotiazida 25 mg e propranolol 40 mg, conforme matéria do Portal da Saúde:

Bandeira brasileira. Cabeçalho do Governo Federal.Portal Saúde gov - Ministério da Saúde.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
(61) 3315 3580