Cumulative Incidence of False-Positive Test Results in Lung Cancer Screening -A Randomized Trial
A probabilidade de um resultado falso-positivo com screening anual de câncer de pulmão é "substancial", segundo um estudo-piloto publicado no Annals of Internal Medicine em 20 de abril deste ano.
Os pesquisadores randomizaram 3.200 fumantes ativos ou recentes, para radiografia de tórax ou tomografia computadorizada de dose baixa . Os participantes foram selecionados por duas vezes, com 1 ano de intervalo.
Aproximadamente 31% das pessoas no grupo da tomografia e 14% no grupo da radiografia tiveram um ou mais resultados positivos, mas não desenvolveram câncer de pulmão um ano mais tarde ou tiveram resultado negativo na propedêutica completa para câncer. Daqueles que tiveram uma tomografia falso-positiva, 7% foram submetidos a procedimentos invasivos desnecessários. A taxa entre radiografias de tórax falso-positivas foi de 4%. Cerca de 2% em ambos os grupos foram submetivos a um procedimento cirúrgico para uma doença benigna.
Os autores demonstram através da análise de Kaplan-Meier, que a probabilidade cumulativa de uma pessoa para uma ou mais tomografias falso-positivas foi de 21% (IC 95%, 19% a 23%) após o primeiro screeening e 33% (IC de 31% para 35 %) após o segundo. E concluem: "É importante que os profissionais discutam com os pacientes que solicitam ser submetidos a tomografia computadorizada, para ajudá-los a pesar os danos conhecidos atualmente e os benefícios prováveis".
Mais uma vez, a "medicina preventiva iatrogênica" aparece. Ou seja, dependendo do ponto de vista, "prevenir" nem sempre é melhor que "remediar".
Acesse o artigo:
Olá Boa tarde.
ResponderExcluirMeu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois um
tio meu estava bastante desanimado a abatido e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar
bem perante ele, para nunca desanima-lo do tratamento, pois também sentia muita falta do cigarro, o que lhe causou
Câncer de Pulmão,no incício ele pensou que não fosse apenas uma "tossinha", mas depois viu o grande problema que tinha.
Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de
Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo
que precisei.
Quem quiser acessar e dar uma olhada:
www.cliquecontraocancer.com.br
Abraços a todos.