quarta-feira, 14 de abril de 2010

No ar: portal da UNASUS

Está entrando no ar a plataforma da Universidade Aberta do SUS - UNASUS.

O portal promete fornecer informações, notícias, links para os projetos da rede, informações sobre cursos e acesso aos recursos educacionais, que ainda não estão indexados.

A UNA-SUS faz parte de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS). Visa criar uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS. Assim, seus objetivos são:
1. Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para área da saúde;
2. Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde;
3. Oferecer apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde, e
4. Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, com vistas à capacitação em áreas estratégicas para o SUS.

A rede opera com o intercâmbio, compartilhamento e disseminação de elementos digitais para uso educacional, possibilitando uma produção colaborativa. Além disso, utiliza-se de sistemas de troca de informações acadêmicas e gerenciais com certificação digital entre as instituições integrantes da rede e a gestão do SUS.

A UNASUS se baseará na Plataforma Arouca, que homenageia o legado de Sérgio Arouca e incorpora inovações de experiências semelhantes em outros setores do governo federal, que fizeram homenagens similares, como a homenagem do MEC, na formação de professores, que resultou no desenvolvimento. Plataforma Freire, e a experiência do CNPQ em estruturar um sistema nacional de currículos acadêmicos, a Plataforma Lattes.
O lançamento da Plataforma Arouca está previsto em Junho de 2010.

Sua maior qualidade, a meu ver, é o livre acesso a materiais de qualidade, produzidos por diversas instituições, que podem ser utilizados, re-escritos, aprimorados e qualificados, em um sistema de copyleft.

O certificado de qualidade, assim, se daria pelo uso: os bons materiais seriam utilizados em detrimento daqueles inadequados. Segundo seus organizadores, teremos em breve "um Portal de serviços de Educação em Saúde como nunca se viu"


Conheça a plataforma da UNASUS: