quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Economia da Atenção Primária

Eu já trabalhei em um projeto da OPAS com profissionais do Canadá e Health Canadá. Posso dizer que os admiro muito, pela capacidade de organização e de produção, principalmente de artigos. Neste relatório de alguns atores-chaves da saúde de Alberta (província canadense), podemos ver alguns comentários sobre a economia da Atenção Primária. Acho interessante, principalmente para que nossos gestores se inspirem e para os profissionais da ponta, que podem cobrar dos seus gestores, de forma mais embasada.

Economia da Atenção Primária

Instituto de Saúde Economia, Universidade de Alberta , Canadá 2010 

Trechos:

"... ... Tem havido numerosas críticas da medicina de família nos últimos anos e muitas sugestões para mais gastos e para a reforma da organização e finanças. Apesar da atenção, não há nenhuma visão sobre a situação económica actual em termos de custos e resultados e pouco evidência económica. Os autores deste relatório fornecerá uma análise do cenário econômico da atenção primária em Alberta e uma discussão das reformas propostas em termos de meios e fins.
"... .... - Temos opções há uma série de diferentes formas de organização e financiamento da atenção básica em Alberta e Canadá E as escolhas que fazemos impacto considerável sobre o capital próprio, qualidade, custos e resultados de saúde. O objetivo deste trabalho é delinear o problema dos recursos, proporcionando uma visão geral das escolhas que fazemos e os recursos que temos à mão. Informações econômicas, muitas vezes ausente do debate cuidados primários, pode nos ajudar a priorizar a investigação que é necessário para melhor informar políticas alternativas. Este documento foi informado por uma oficina sobre cuidados primários da economia realizada no Instituto de Economia da Saúde em Junho de 2010, que reuniu os principais líderes, especialistas e decisores políticos na atenção primária. Ela reflete as opiniões dos autores relatório ... ". 
Disponível on-line] PDF [36p. Em: http://bit.ly/cLvC6G