segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gota: o que "eu" preciso saber

JFP - revisão sobre gota.

O Journal of Family Practice lançou o tema gota dentro de sua programação de
"clinical conversations in primary care", que vale como Educação Continuada (CME) para os médicos estadunidenses (não para nós, a princípio).

A partir de um caso clínico, os autores discutem os fatores de risco, diagnóstico, prognóstico, tratamento e complicaçoes da doença. Confira o caso clínico:


Mr Hartman é um homem de 52 anos, branco, que está sendo visto pelo seu médico da atenção primária.

"Bom dia, Sr. Hartman. Eu sei que você está aqui hoje para que possamos verificar sua pressão arterial. Mas a minha enfermeira me disse que você tinha dificuldade considerável pé da sala de espera. Por que você está tendo dificuldades para andar assim? "

"O Dr. Kim, tenho uma terrível dor no meu tornozelo, e está inchado, também. A última vez que isso aconteceu, há alguns meses atrás, demorou uma semana ou assim que a dor melhora. Às vezes a dor é no meu tornozelo, e às vezes no meu pé, mas principalmente no meu dedão do pé. Eu pensei que talvez fosse apenas um caso de bursite. "

"Senhor Hartman, esse tipo de dor não é algo que você deveria ter que suportar. Talvez haja algo que podemos fazer sobre isso. Vamos começar dando uma olhada em seus pés e tornozelos. "

Acesse o caso clínico e a revisão:










O Canal Saúde abordou recentemente o tema. Assista:


(Fonte: Embeeded diretamente do Canal Saúde)


O Programa de Atualização em MFC da SBMFC também lança uma revisão sobre gota, que estará disponível em breve. Para conhecer o PROMEF, acesse:















Nenhum comentário:

Postar um comentário