sexta-feira, 13 de maio de 2011

Saúde no Brasil - Especial The Lancet em livre acesso

Health in Brazil

A revista The Lancet lança uma série acerca da saúde no Brasil. Produzida por autores brasileiros, a revista teve o cuidado de disponibilizar em livre acesso a versão em Português, enquanto permanece fechada em Inglês.

Leia a introdução (traduzida):

"Saúde no Brasil"
Brasília, 09 de maio de 2011

O Brasil proporcionou melhorias significativas na saúde materno-infantil,atendimento de emergência, e na redução da carga de doenças infecciosas. Mas a notícia não é de tudo boa. O país continua a ter uma carga de mortalidade devido a lesão, diferente de outros países, devido ao grande número de assassinatos, especialmente utilizando armas de fogo. Os níveis de obesidade estão a aumentar e as taxas de cesariana são mais altas do mundo.

Brasil tem agora a oportunidade de se aproximar do seu objetivo último de saúde universal, eqüitativa e sustentável, tal como consagrado na Constituição de 1988. Para realçar essa oportunidade, The Lancet publica uma série de seis artigos que examinam criticamente o que alcançaram as políticas do país e os desafios futuros. Como Cesar Victora e colaboradores concluem no documento final da Série: "o desafio é, em última análise, político, requer a participação contínua da sociedade brasileira como um todo para garantir o direito à saúde para todo o povo brasileiro."

Segundo a Abrasco, que participou do lançamento da série “A Saúde dos Brasileiros”, uma equipe de 29 especialistas em saúde pública preparou seis artigos científicos que descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), e a evolução dos principais problemas de saúde brasileiros, seus determinantes e fatores de risco.

Artigos específicos descrevem o desenvolvimento do SUS, a saúde materno-infantil, doenças infecciosas e doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) crônicos, e as causas externas. A série de artigos é encerrada com um chamado para a ação dirigido a todos os setores da: governo, trabalhadores de saúde, setor privado, universidades e instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil em geral.

A série completa com os seis artigos e com comentários dos editores da revista e pesquisadores convidados poderá ser acessada aqui:










Conteúdo do exemplar:

Series Papers

The Brazilian health system: history, advances, and challenges

Maternal and child health in Brazil: progress and challenges

Successes and failures in the control of infectious diseases in Brazil: social and environmental context, policies, interventions, and research needs

Chronic non-communicable diseases in Brazil: burden and current challenges

Violence and injuries in Brazil: the effect, progress made, and challenges ahead

Health conditions and health-policy innovations in Brazil: the way forward

Publicado originalmente por Leonardo C M Savassi em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com