segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nova dosagem do Acetominofeno 325mg

A força dos produtos prescritos com acetaminofeno foi limitada a 325 mg por dose. Com base nesta notícia, produtos de prescrição contendo paracetamol devem incluir uma tarja preta com informações sobre risco de lesão hepática grave com o uso e um complemento para a seção de alerta quanto ao risco de reações alérgicas graves com o uso.

A FDA também emitiu um alerta aos pais sobre possíveis confusões decorrentes da recente introdução de uma nova dosagem de 160 mg / 5
mL de paracetamol comercializado para uso em lactentes e crianças jovens. Pontos fortes acetaminofeno de 80 mg / mL e 80 mg/0.8mL ainda estão nas lojas e os armários dos medicamento familiares com o potencial de ambos os sub-e sobre a administração.

Ao dar esse medicamento para crianças, a FDA recomenda que os pais:
  • Verifiquem os ingredientes ativos em todos os outros medicamentos que a criança estiver tomando.
  • Leiam as informações fornecidas pelo médico da criança e também as informações na bula e sigam as instruções.
  • Escolham o medicamento correto com base no peso e idade da criança para determinar se o medicamento está certo para seu filho, qual a quantidade a dar, qual o intervalo de horas entre as doses e quando parar de dar o acetaminofeno/ paracetamol e procurar a ajuda de um médico. Se a dose apropriada ao peso ou idade de seu filho não estiver listada na bula ou você não souber o quanto dar, pergunte ao farmacêutico ou médico o que fazer.
  • Não use uma colher porque você pode dar a quantidade errada. Use o dosador que vem com o medicamento para obter a dose exata. Se não houver dosador, pergunte ao farmacêutico.
  • Nunca dê mais de um medicamento que contenha acetaminofeno/ paracetamol. Se você der mais, poderá prejudicar seu filho.
Caso o medicamento não alivie a dor ou a febre em crianças ou adultos, a FDA recomenda com veemência que os pacientes não tomem mais acetaminofeno/ paracetamol e conversem com um médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Publicado originalmente por Ricardo Alexandre de Souza e Leonardo C M Savassi em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com

Leia ainda:
  1. MEDSCAPE: Warning: Infant Acetaminophen Change
  2. FDA Drug Safety Communication: Addition of another concentration of liquid acetaminophen marketed for infants.
  3. FDA Press Release: FDA limits acetaminophen in prescription combination products; requires liver toxicity warnings

ATUALIZANDO: Recall do Tylenol Lactentes devido ao sistema de dosagem Nova: Recall de todos os Tylenol Lactentes nos Estados Unidos por queixas dos consumidores sobre o novo sistema de dosagem SimpleMeasure, anunciado pelo fabricante.
O novo sistema inclui uma seringa de dosagem e um limitador de fluxo no topo do vidro. Dezessete clientes se queixaram de que quando eles inseriram a seringa no restritor de fluxo, o restritor foi empurrado dentro do vidro, segundo informações da Reuters. Nenhum evento adverso foi relatado, e a empresa diz que o risco de eventos graves é "remota". Como tal, os consumidores podem continuar usando o produto se o restritor de fluxo permanece no lugar.
O recall afeta sete lotes (574,000 vidro) de suspensão Tylenol 1-oz oral para crianças menores de 2 anos de idade sabor uva.

Leia mais: