sábado, 8 de março de 2014

Vídeo: Atendimento de P.S. vs. Atendimento de M.F.C.

Lúdico e didático!

Este é um vídeo produzido pela Residente de MFC Maraisa Frota, feito para a recepção dos novos residentes de Medicina de Família e Comunidade da SEMSA/UEA. Manaus/AM.

Poderia ser chamado de "Medicina de Urgência vs. Medicina Ambulatorial", se tivéssemos na formação geral da Graduação em Medicina algumas das disciplinas aderentes a MFC como Abordagem familiar, Método Clínico Centrado na Pessoa e Prontuários orientados a Problemas (e não essa sanha perversa de tentar encaixar pessoas em caixinhas de diagnósticos).

Em linhas gerais, o vídeo apresenta alguns componentes de uma consulta médica centrada na pessoa, com foco na família e nos problemas. Obviamente, não é o céu vs. o inferno. O Pronto Atendimento/ Pronto Socorro/ UPA tem o seu lugar, e certamente é preciso que se mude a visão de um local mais resolutivo para tudo.

Ele é resolutivo naquilo que, sendo muito orgânico e muito agudo/ grave, demanda medidas imediatas. Mas por não ter dados de contexto, não permite uma abordagem para uma grande gama de problemas de saúde, alguns deles que sequer se tornarão diagnósticos de doenças.

Assim, didaticamente e em uma linguagem clara, convidamos todos a assistirem este vídeo:


Créditos: MARAISA FROTA - R2 MFC SESA Manaus.
Divulgação: Ricardo Amaral Filho, MFC e Médico Rural de Manaus


Publicado por Leonardo C M Savassi originalmente em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com