sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sintomas relacionados com Cancer Ovariano

Risk of ovarian cancer in women with symptoms in primary care: population based case-control study

Com o objetivo de identificar e quantificar sintomas de câncer ovariano em pacientes da Atenção Primária, foi feito estudo Caso-controle no âmbito da atenção primária inglesa.

Foram avaliados retrospectivamente sintomas de 212 pacientes acima de 40 anos com diagnóstico de câncer ovariano primário, com 1060 controles ajustados para idade e prática em APS, em 39 centros ingleses.

Realizando regressão logística e análise multivariada, os autores identificaram 7 sintomas relacionados a doença: distenção abdominal (VPP=2,5%, O.R.=240), sangramento pós-menopausa (0,5%, 24), perda de apetite (0,6%, 17), aumento da frequencia urinária (0,2%, 16), dor abdominal (0,3%, 12), sangramento retal (0,2%, 7,6), empachamento abdominal (0,3%, 5,3).

Os autores ainda excluíram os sintomas relatados nos 180 dias que antecederam o diagnóstico para avaliar sintomas mais precoces da doença, e se mantiveram como sintomas independemente associados com o câncer ovariano: distensão abdominal, frequencia urinária e dor abdominal.

Os editorialistas do Wonca Journal Alerts/ Global Family Doctors ponderam que talvez o câncer ovariano não seja um "silent killer" e que a combinação destes sintomas seja importante.

Acesse o artigo no link a seguir (livre acesso):

BMJ (PDF)


BMJ (HTML)