quarta-feira, 28 de abril de 2010

Atenção Domiciliar em Betim: Lançamento da Politica Municipal



Política Municipal de Atenção Domiciliar de Betim

A Secretaria Municipal de Saude de Betim lança a Politica Municipal de Atenção Domiciliar, no próximo dia 4 de maio, no Auditório do centro Administrativo de 8:30 as 12:30h. Neste evento ocorrerão tambem palestras sobre o tema, que já serão as primeiras do ciclo de educação permanente para os profissionais que fazem atendimento domiciliar. Confira abaixo o mapa para chegar no Centro Administrativo João Paulo II:

F


Os profissionais tambem estão convidados para as oficinas regionais de pactuação do trabalho domiciliar. Estas ocorrerão a cada 6 meses e a do 1 semestre já acontecerão em maio, segundo datas e locais a seguir.

Tanto para as palestras quanto para as oficinas é necessária uma inscrição na DESA
(Diretoria de Educação na Saude), para que ao final do ano possam ser computadas para o PCCV.

Contato: Terezinha, pelo telefone 3512-3315

Púublico alvo: todos os profissionais que fazem atenção domiciliar- PIDs, PADs, PSF, NASF e apoios:farmaceuticos, assistentes sociais e demais envolvidos.

Referência Técnica Responsável: Mariana Borges Dias

Palestras e mesas redondas:(Auditorio do Hospital Público Regional de Betm/HPRB, de 8:30 as 12:30h):
  • Atenção Domiciliar em Betim e Ventilação Mecanica Domiciliar: 04/05/2010(no auditorio do centro administrativo)
  • Feridas: 23/06/2010
  • Cuidados paliativos: 22/09/2010
  • Abordagem familiar : 08/12/2010

Oficinas de pactuações locais, para os trabalhadores da regional:(nas sedes regionais, exceto na regional Alterosas-que será no anexo da UBS Dom Bosco, de 8:30h as 12:30h)
  • Regional Teresópolis/Imbiruçu:05/05 e 20/10
  • Regional Guanabara/PTB e Norte:12/05 e 27/10
  • Regional Alterosas e Icaivera: 19/05 e 10/11
  • Regional Centro, Citrolandia e Vianopolis:26/05 e 17/11
Observação: Nas oficinas de maio discutiremos, entre outros assuntos, o instrumento para classificação de complexidade e sistematização das visitas domiciliares.

Créditos pela Notícia:
Mariana Borges Dias
Coordenaora do PID/ Betim

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MFC na Globo News: presidente da AMFAC-RJ fala sobre hábitos de vida saudáveis

O Médico de Família e Comunidade Oscarino dos Santos Barreto Júnior, presidente da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFAC-RJ), fala ao Portal Globo News sobre hábitos de vida e hipertensão.

Na matéria, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão aborda a mudança de hábitos benéfica para o controle da doença e melhora da qualidade de vida. E o MFC Oscarino dá dicas relevantes sobre atividade física, alimentação e outros fatores relacionados.

Confira a matéria:



Fonte:
Portal Globo News

Além disto, o Ministério da Saúde informa o lançamento de mais duas medicações para controle respectivamente da dislipidemia e diabetes, na farmácia popular.

Em maio, programa Aqui Tem Farmácia Popular oferecerá sinvastatina, contra o colesterol, e insulina para o diabetes. A portaria que determina a inclusão dos remédios foi assinada nesta segunda-feira (26/04/2010) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A inclusão dos medicamentos, que foi anunciada por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, eleva os medicamentos inclusos no programa para14, dentre medicamentos contra diabetes, anti-hipertensivos e anticoncepcionais. Há hoje 11.905 drogarias conveniadas, com uma cobertura populacional de 118 milhões de brasileiros, e o programa já oferece cinco medicamentos para controle da hipertensão: enalapril 10 mg, atenolol 25 mg, captopril 25mg, hidroclorotiazida 25 mg e propranolol 40 mg, conforme matéria do Portal da Saúde:

Bandeira brasileira. Cabeçalho do Governo Federal.Portal Saúde gov - Ministério da Saúde.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
(61) 3315 3580

Evento: Urgências na UFMG


Divulgando:

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO – 05/05/2010

LOCAL

FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG, 2º andar, sala 268

8:30 h

Abertura: Capacitação e educação continuada em urgências: o papel do ensino de urgências da Faculdade de Medicina da UFMG, Prof Francisco Pena

Moderador

Prof Ênio Pietra

8:45 h

O ensino de urgência na USP, convidado: Prof. Irineu Velasco, USP

9:30 h

O ensino de urgência na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, convidado: Prof. Antônio Pazin Filho, USP-RP

10:15 h

Debates, elaboração de perguntas para discussão



11:00 h

Brunch



Moderador

Profª. Paula Martins

12:00 h

O serviço de saúde em urgência, o SUS e o ensino de urgência na graduação, Dr Welfane Cordeiro Júnior

12:30 h

Avaliação do ensino na disciplina Internato de Urgência do Curso de Medicina da UFMG, Prof José Carlos Serufo

12:45 h

O ensino de urgências pediátricas, Profa Maria do Carmo Barros

13:00 h

O ensino de emergências cirúrgicas, Dr. Alexandre Gianetti

13:30 h

Atividade em grupo: Reorientação da formação profissional em urgência com ênfase na integração docente/serviço.

14:30 h

Apresentação e Discussão das propostas

15:30 h

Encerramento


Informações:

www.icaroeventos.com.br
diretoria@icaroeventos.com.br

domingo, 25 de abril de 2010

Pesquisa em APS

Compartilhamos em livre acesso a Conferência proferida por Leonardo Cançado Monteiro Savassi - coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade e co-responsável pelo Blog Medicina de Família, durante o I Fórum de Atenção Básica - Medicina de Família e Comunidade: Graduação, Residência Médica e Preceptoria que ocorre nos dias 24 e 25 de abril, em Uberaba, MG.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Controversias em Longevidade, Saúde e Envelhecimento

Divulgando evento:
The 1st World Congress on Controversies in Longevity, Health and Aging (CoLONGY)
Barcelona, Spain, June 24-27, 2010



The Academy for Clinical Debates & Controversies in Medicine The 1st World Congress on
Controversies in Longevity, Health and Aging (CoLONGY)
Barcelona, Spain, June 24-27, 2010


The Academy for Clinical Debates & Controversies in Medicine

The 1st World Congress on
Controversies in Longevity, Health and Aging
(CoLONGY)
Barcelona, Spain, June 24-27, 2010



Call for Abstracts - May 1, 2010




Preliminary Program

For the
Preliminary Scientific Program


Click
here

Important Dates
Abstract Submission Deadline
May 1, 2010

Early Registration
May 1, 2010



Headquarters & Administration:

terça-feira, 20 de abril de 2010

Triagem de câncer de pulmão e falsos positivos

Cumulative Incidence of False-Positive Test Results in Lung Cancer Screening -A Randomized Trial


A probabilidade de um resultado falso-positivo com screening anual de câncer de pulmão é "substancial", segundo um estudo-piloto publicado no Annals of Internal Medicine em 20 de abril deste ano.

Os pesquisadores randomizaram 3.200 fumantes ativos ou recentes, para radiografia de tórax ou tomografia computadorizada de dose baixa . Os participantes foram selecionados por duas vezes, com 1 ano de intervalo.

Aproximadamente 31% das pessoas no grupo da tomografia e 14% no grupo da radiografia tiveram um ou mais resultados positivos, mas não desenvolveram câncer de pulmão um ano mais tarde ou tiveram resultado negativo na propedêutica completa para câncer. Daqueles que tiveram uma tomografia falso-positiva, 7% foram submetidos a procedimentos invasivos desnecessários. A taxa entre radiografias de tórax falso-positivas foi de 4%. Cerca de 2% em ambos os grupos foram submetivos a um procedimento cirúrgico para uma doença benigna.

Os autores demonstram através da
análise de Kaplan-Meier, que a probabilidade cumulativa de uma pessoa para uma ou mais tomografias falso-positivas foi de 21% (IC 95%, 19% a 23%) após o primeiro screeening e 33% (IC de 31% para 35 %) após o segundo. E concluem: "É importante que os profissionais discutam com os pacientes que solicitam ser submetidos a tomografia computadorizada, para ajudá-los a pesar os danos conhecidos atualmente e os benefícios prováveis".

Mais uma vez, a "medicina preventiva iatrogênica" aparece. Ou seja, dependendo do ponto de vista, "prevenir" nem sempre é melhor que "remediar".

Acesse o artigo:



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Novo Código de Ética Médica: avanços e limites

Materia sobre o novo código de ética médica na TV Betim

Entra em vigor o novo código de ética médica, que atualiza as normas éticas acerca da profissão. O código leva em conta as novas tecnologias que envolvem a medicina, determinando limites para temas polêmicos e ainda não regulamentados previamente, tais como a manipulação genética, o uso da mídia e de meios de comunicação.

Em muitos pontos, o novo CEM regulamenta práticas que já estão consolidadas pela profissão, mas que anteriormente não estavam ainda publicadas oficialmente, tais como a autonomia do paciente para o tratamento, o direito a uma segunda opinião, e mesmo a caligrafia médica, alvo de tantas críticas e anedotas.

O código, ainda que novo, já nasce incompleto. Ao menos no que se refere a prontuários de equipe e prontuários domiciliares, pois parte da premissa que o prontuário é "médico", e com isto perde a chance de debater problemas cotidianos nas Unidades Básicas de Saúde, tais como o acesso ao sigilo do paciente por profissionais que ainda não tem o seu próprio código de ética (caso dos Agentes Comunitários de Saúde), e o registro de informação por parte dos diversos profissionais que atuam frente ao paciente.

Nesta entrevista a TV Betim, o presidente da Associação Médica Municipal - Leonardo Savassi - ressalta que, a despeito de autonomizar a relação, empoderando tanto o paciente quanto o médico, o CEM não necessariamente irá melhorar a relação entre médicos e pacientes, já que a mesma encontra-se contaminada pela presença de interpostos tais como auditores, planos de saúde, advogados da saúde, e o próprio sistema de saúde que limita o acesso a exames e medicamentos, tanto no sistema suplementar quanto público do SUS. Já a médica betinense Eloá Porto aponta que o CEM será importante para coibir a prática daqueles profissionais que não exercem a medicina com ética. Confira a matéria:



Obs: você precisar ter o Flash Player instalado em seu PC.




quarta-feira, 14 de abril de 2010

No ar: portal da UNASUS

Está entrando no ar a plataforma da Universidade Aberta do SUS - UNASUS.

O portal promete fornecer informações, notícias, links para os projetos da rede, informações sobre cursos e acesso aos recursos educacionais, que ainda não estão indexados.

A UNA-SUS faz parte de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS). Visa criar uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS. Assim, seus objetivos são:
1. Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para área da saúde;
2. Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde;
3. Oferecer apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde, e
4. Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, com vistas à capacitação em áreas estratégicas para o SUS.

A rede opera com o intercâmbio, compartilhamento e disseminação de elementos digitais para uso educacional, possibilitando uma produção colaborativa. Além disso, utiliza-se de sistemas de troca de informações acadêmicas e gerenciais com certificação digital entre as instituições integrantes da rede e a gestão do SUS.

A UNASUS se baseará na Plataforma Arouca, que homenageia o legado de Sérgio Arouca e incorpora inovações de experiências semelhantes em outros setores do governo federal, que fizeram homenagens similares, como a homenagem do MEC, na formação de professores, que resultou no desenvolvimento. Plataforma Freire, e a experiência do CNPQ em estruturar um sistema nacional de currículos acadêmicos, a Plataforma Lattes.
O lançamento da Plataforma Arouca está previsto em Junho de 2010.

Sua maior qualidade, a meu ver, é o livre acesso a materiais de qualidade, produzidos por diversas instituições, que podem ser utilizados, re-escritos, aprimorados e qualificados, em um sistema de copyleft.

O certificado de qualidade, assim, se daria pelo uso: os bons materiais seriam utilizados em detrimento daqueles inadequados. Segundo seus organizadores, teremos em breve "um Portal de serviços de Educação em Saúde como nunca se viu"


Conheça a plataforma da UNASUS:

Atencão Primária a Saúde em Bom Português

APS em bom Português

Blog co-administrado por meu colega e amigo Alexandre Holanda, ex-futuro preceptor de Betim, sobre Atenção Primária a Saúde e afins, trará em breve uma nova postagem: "O que é o Pró-Saúde?"

A postagem se destina a discussão especificamente do que é o Pró-Saúde, e porque ele tem interesse especificamente para a Atenção Primária. O episódio foi produzido com a
Profa. Sharmênia Nuto,coordenadora do Pró-Saúde da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

O Blog tem fins educativos para profissionais da APS, e é administrado pelos
Médicos de Família e Comunidade e professores de Medicina da Universidade de Fortaleza: Profa. Paola Borba, Profa. Carina Bandeira e Prof. Alexandre Holanda, contando com o apoio de Natália Rodrigues do Núcleo de Educação a Distância da UNIFOR.

Acesse o episódio (em breve):







Acesse o blog:

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Canal Saúde: Ocupação urbana desordenada em pauta

No Canal Saúde, ao vivo:

Na semana em que a cidade do Rio de Janeiro entrou em colapso, o Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, promove debate sobre a ocupação urbana. O programa ao vivo e interativo vai ao ar amanhã, sexta (09), às 13h, na TV e web. No Rio, cerca de 20% da população mora em aglomerados, o que corresponde a mais de um milhão de pessoas em condições precárias.

Debaterão no estúdio os representantes das Nações Unidas para América Latina e Caribe, Alberto Paranhos; da Universidade Federal do ABC, Francisco Comarú; e da Presidência da República, Alberto Kleiman.

Há duas semanas, o 5º Fórum Urbano Mundial reuniu, no Rio de Janeiro, representantes de mais de 160 países para discutir possíveis soluções para os problemas urbanos provocados pelo desenvolvimento desordenado das cidades (o evento ocorreu ao mesmo tempo que o V Seminário Internacional da Atenção Primária promovido pelo Ministério da Saúde, uma pena pois foram dois eventos "imperdíveis" simultâneos). De acordo com as Nações Unidas, nos próximos 20 anos a população urbana no mundo vai passar dos atuais 50 para 70%.

O problema é complexo e vai além das ocupações irregulares. A violência, o trânsito, o acesso à água e ao saneamento básico, e outras questões estruturais como saúde e educação passam pelo planejamento urbano.

Como participar: pelo  canalsaude.fiocruz.br, na sala de bate papo, ou pela NBR ligando  para 0800 701 8122. Perguntas e comentários podem ser enviados pelo canal@fiocruz.br

Como assistir: ver locais de retransmissão pelo ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr ou no site do Canal Saúde canalsaude.fiocruz.br  (clique na TV com a inscrição "ao vivo").

quarta-feira, 7 de abril de 2010

V Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade

A comissão organizadora do V CMMFC - V Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade (O primeiro no interior, a se realizar em Uberaba, de 03 a 07 de Setembro de 2010) - preparou este vídeo que tem fotos históricas interessantes de Uberaba, com um som de fundo bem interessante. Começa com "I got a Feeling", mas termina com a música tema do "Terra de Minas". Vale a pena assistir:



O V CMMFC ocorre em conjunto com o I Simpósio Centro-Sul Brasileiro de MFC e com o II Curso da Liga Acadêmica de MFC. Maiores informações visite: