domingo, 2 de maio de 2010

Combinando artes criativas e VD para ensinar sobre cuidados médicos na doença crônica.

Combining the Creative Arts and the House Call to Teach Medical Students About Chronic Illness Care
(Read the abstract in english bellow)

Autores da Divisão de Geriatria e Gerontologia da Weill Cornell Medical College (Nova Iorque) publicaram este artigo no Journal of the American Geriatrics Society da Willey InterScience (acreditem, em Livre Acesso!). Trata do uso da Visita Domiciliar e da Arte no ensino de acadêmicos de medicina em relação às doenças crônicas.

Segundo os autores, a escola médica preparar profissionais capazes de cuidar de pacientes com doenças crônicas, especialmente devido ao aumento destas nos Estados Unidos e em todo o mundo. Eles descrevem uma intervenção criativa educacional para ensinar estudantes de medicina do terceiro e quarto ano sobre como cuidar de pessoas cronicamente doentes.

Todos os alunos do Weill Medical College, Cornell University visitas domiciliares para adultos mais velhos desabrigados, com uma equipe interdisciplinar, como parte de um estágio obrigatório de Atenção Primária,
observando a multiplicidade de desafios que enfrentam idosos desabrigados. Posteriormente, os alunos criaram um projeto, usando a arte original ou existente para expressar as suas reações e pensamentos.

Os estudantes apresentam projetos aos pares em um pequeno grupo, com os mentores do corpo docente multidisciplinar moderando o debate.
Para avaliar a intervenção, os alunos responderam a um questionário de nove itens e uma série de questões abertas. Análises quantitativas e qualitativas mostram forte resposta positiva a experiência.

A maioria dos estudantes (95,0%) considerou que eles aprenderam sobre a complexidade do cuidado com a doença crônica de visitas de sua casa.
A oportunidade de expressar as reações "através de um projeto criativo" recebeu respostas positivas, com 97,0% dos estudantes de responder favoravelmente. Noventa e sete por cento consideraram que as discussões com colegas e professores um maior conhecimento dos cuidados de doença crônica. Quase todos (97,0%) sentiram que tinham um melhor entendimento da equipe e que as atitudes em relação aos doentes crónicos foram positivamente afetados.

Os autores concluem: "O acoplamento das artes criativas com as visitas domiciliares é uma ferramenta eficaz para o ensino sobre a doença crônica e pode ser um modelo útil para escolas de medicina interessados em expandir seu currículo sobre a doença crônica.
"

Abstract

Authors of the Division of Geriatrics and Gerontology Weill Cornell Medical College (New York) published this article in the Journal of the American Geriatrics Society's Willey InterScience (believe it or not, under Free Access!). It issues the use of the Home Visit and Art in teaching medical students in relation to chronic diseases. The abstract is as follows:

As the number of people living with chronic illness in the United States rises, it is imperative that medical school prepare physicians who are capable of caring for these patients. This article outlines a creative educational intervention to teach third- and fourth-year medical students about caring for chronically ill people. All students at Weill Medical College, Cornell University, make home visits to homebound older adults with an interdisciplinary team as part of a mandatory Primary Care Clerkship. Under their guidance, students observe the myriad challenges facing homebound older adults. Afterward, students create a project, using original or found art, to express their reactions and thoughts. Students present projects to peers in a small group, with multidisciplinary faculty mentors framing the discussion. To evaluate the intervention, students responded to a nine-item questionnaire and a series of open-ended questions. Quantitative and qualitative analyses show consistently strong positive responses to the experience. Most students (95.0%) felt that they learned about the complexities of chronic illness care from their home visits. The opportunity to express reactions through a creative project received positive responses with 97.0% of students responding favorably. Ninety-seven percent felt that the discussions with colleagues and faculty increased knowledge of chronic illness care. Nearly all (97.0%) felt they had a better understanding of team and that attitudes toward the chronically ill were positively affected. The coupling of the creative arts with home visits is an effective tool for teaching about chronic illness and may be a useful model for medical schools interested in expanding their chronic illness curriculum.

Acessem (Inglês):
Journal of the American Geriatrics Society

http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/123262900/PDFSTART

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