Transparency at the Food and Drug Administration
O Food and Drug Administration (FDA) estadunidense produz quantidades substanciais de informação sobre o processo de regulamentação dos produtos médicos que permanecem à disposição do público, tais como resumos de dados sobre drogas e aparelhos, liberados para o público, e as reuniões do comité consultivo, antes da aprovação e avaliações detalhadas de drogas que são liberadas após a aprovação. No entanto, muitos aspectos do trabalho da FDA continuam desconhecidos. Poucas pessoas compreendem os processos básicos, dentro do FDA, tais como a agência monitora produtos médicos para a segurança depois de terem sido aprovados ou a forma como o processo de aprovação de dispositivo da fábrica de produtos em diferentes categorias de risco.O presidente Barack Obama emitiu ao início de seu governo uma nota pedindo "a criação de um nível sem precedentes de transparência no governo." O Departamento de Saúde e Serviços Humanos abraçou essa meta e, em junho de 2009, o FDA anunciou uma iniciativa de transparência maior. O objetivo desta iniciativa era explicar melhor as ações da FDA, fornecendo informação que suporta a medicina clínica, inovação biomédica e de saúde pública.
A primeira etapa aconteceu em janeiro de 2010, quando o FDA liberou um recurso baseado na Web chamado FDA Basics (www.fda.gov/fdabasics), destinado a responder perguntas fundamentais sobre como a agência faz o seu trabalho, cobrindo tópicos como o processo de aprovação de produtos, inspeções e relatórios de eventos adversos. O site teve mais de 165 mil visitantes únicos, que deixaram mais de 4000 comentários.
A segunda etapa ocorreu em abril de 2010, quando, como parte dos esforços de "governo aberto" do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, a FDA lançou um sistema de desempenho do programa chamado FDA-TRACK (www.fda.gov/fdatrack). Este sistema revela medidas específicas de trabalho e os resultados de mais de 100 escritórios no FDA. Dados sobre quase todas estas medidas são calculadas numa base mensal. Estas incluem o atraso na apreciação de pedidos de aprovação de medicamentos genéricos, e se as reclamações sobre propaganda de medicamentos tem fundamento. A agência também vem monitorando mais de 50 projetos-chave, incluindo os que estão fomentando o desenvolvimento de dispositivos médicos para responder às necessidades não atendidas de saúde pública, recrutando novos membros do comité consultivo, e identificar as formas mais rápidas para determinar se as salmonelas está presente nos alimentos.
A terceira etapa começa em 19 de maio de 2010, com o lançamento de um relatório da Task Force Transparência contendo 21 propostas de projetos de ampliação da divulgação de informações pela agência, mantendo a confidencialidade de segredos comerciais e informação individualmente identificáveis do paciente. Mas nem todas estas propostas seriam aplicadas, já que algumas podem exigir mudanças na lei ou regulamento, e outras podem exigir uma quantidade substancial de recursos.
O conjunto completo das propostas de projecto podem ser encontradas no site Web da FDA (www.fda.gov/transparency). A agência já está aceitando comentários públicos sobre o conteúdo das propostas, bem como sobre propostas de projetos aos quais deve ser dada prioridade, até 20 de julho de 2010.
O New England Journal of Medicine discute esta nova etapa do FDA.
Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário