Depois de anos de doença em países ditos "emergentes", a dengue chega ao sul dos Estados Unidos. A doença anteriormente diagnosticada quase exclusivamente entre os viajantes que retornam das regiões tropicais, surgiu agora na Flórida, de acordo com um artigo do Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR).
Os autores relatam um total de cerca de 30 casos ocorridos no ano passado - todos originários de Key West. Os pacientes eram em sua maioria brancos, homens, na faixa etária produtiva (21 a 40 e 41 a 60 anos).
Editores do MMWR apontam que a dengue deve ser incluída no diagnóstico diferencial de pacientes febris que retornaram recentemente de áreas subtropicais dos Estados Unidos ou dos trópicos. Eles aconselham suspeição quando os pacientes apresentam trombocitopenia, leucopenia, hemoconcentração, erupção cutânea ou dor ocular.
FIGURA. Número de casos de dengue adquiridos localmente (N = 28), na semana do início da doença e método de identificação - Key West, Florida, 2009-2010
Resta saber se o competente sistema de vigilância estadunidense terá a capacidade de controlar a doença, ou se realmente a dengue é uma epidemia de difícil controle por causa do vetor onipresente.
Acesse:
MMWR
Leia a atualização da situação e a possibilidade de uma vacina
Atualizado em Agosto 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário