sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"Task force" inglês

Linhas-guia inglesas Editar

Já a NHS (Sistema Nacional Inglês de Saúde), possui várias linhas-guia sobre diversos assuntos (e não só prevenção). Neste site é possível visualizar várias recomendações:

http://www.library.nhs.uk/guidelinesfinder/

Existe, contudo uma organização não-governamental que transforma algumas das guidelines em recomendações de prevenção e promoção da saúde. O linguajar é simples e muito bons para pacientes com nível de instrução moderada-boa:

http://www.nice.org.uk/

Por exemplo, aqui podemos ver recomendações(na verdade uma linha-guia) para IRC do Royal College of Physicians:

http://guidance.nice.org.uk/CG73

Dos ingleses sempre gostei das guidelines, talvez esteja tendencioso. Se encontrarem algo diferente deixem-me a par, ok?

Um comentário:

  1. Lá na USP de Ribeirão Preto nos pautávamos muito pelas recomendações dessas diretrizes, ainda que, confesso, as inglesas tivessem pouco destaque.

    A fragmentação da gestão do SUS é muito deletéria para a geração e aplicação de diretrizes (linhas-guias). O Ministério da Saúde lança lá uma série de diretrizes, mas elas não são aplicadas diretamente porque os serviços de saúde são quase todos de administração estadual ou municipal.

    As diretrizes só são aplicadas com uniformidade quando existe dinheiro envolvido. A mamografia, por exemplo, passou a seguir as orientações do INCA, embora alguns municípios prefiram tirar algum dinheiro do próprio bolso para realizar mamografias não indicadas pelo instituto.

    (Outro exemplo de indução pelo financiamento são os inúmeros sistemas de informação, que não servem para o gerenciamento dos serviços mas sim para o monitoramento dos indicadores de saúde a nível municipal, estadual e federal.)

    ResponderExcluir