quinta-feira, 11 de março de 2010

Osteoartrose do Joelho - o que usar?

Tratamento medicamentoso da osteoartrose do joelho:.

Uma doença crônica, de difícil abordagem na APS, devido a demora na resposta ao tratamento, e manutenção dos sintomas. Mas há algo o que fazer antes da prótese. Esta revisão no formato de artigo de atualização, com níveis de evidência destacados, ajuda a dar uma luz ao tratamento, tanto quanto ao efeito sintomático, quanto a retardar a evolução.
Este artigo foi publicado na RBOT de janeiro/fevereiro de 2009, em livre acesso:

AUTORES:Márcia Uchôa de Rezende, Riccardo Gomes Gobbi


O tratamento clínico da osteoartrite/artrose (OA) está sempre indicado e baseia-se no autocuidado feito pelo paciente e orientado pelo médico. O uso de medicamentos é complementar às medidas de emagrecimento, ganho de força, de propriocepção, de flexibilidade e de amplitude de moviment
o. Entre os medicamentos disponíveis para o tratamento da OA há os que são essencialmente analgésicos e que não interferem no curso da doença; bem como os anti-inflamatórios, controversos por seus efeitos colaterais e pelo seu papel na OA, porém, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias indiscutíveis; e, por fim, as drogas modificadoras de estrutura, que retardam a evolução da OA. As medicações ainda podem ser de uso tópico, intra-articular, oral e injetável (sistêmico). As várias apresentações de ácido hialurônico (AH) mostram o poder analgésico da droga e há indícios de poder modificador de estrutura da cartilagem pela medicação. Há nível de evidência IA, para diacereína e para a glucosamina, de que retardam a evolução da OA. Mais tecnologia para diagnóstico e controle de tratamento da OA, bem como mais estudos multicêntricos são necessários para consolidar o poder do tratamento medicamentoso de outras drogas.

Acesse: