sexta-feira, 8 de julho de 2011

Domhnall MacAuley [BMJ]: prevenção quaternária e o 11o CBMFC


O editor do BMJ Domhhall MacAuley esteve no XI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, entre os dias 23 e 26 de junho.

Em seu Blog editorial do dia 07 de julho, MacAuley inicia trabalhando o conceito de prevenção quaternária - temática central do Congresso. Prevenção quaternária significa proteger os pacientes de interferência médica - um papel em que a prática geral é fundamental.

Tive o prazer de coordenar uma mesa em que Dr. MacAuley palestrou - Pesquisar e Publicar é preciso - que contou com o brilhantismo de Airton Telbot Stein (RS) e Marcelo Demarzo (SP), debatendo a pesquisa e publicação em APS de maneira direta. E com uma platéia composta desde os nomes consagrados da MFC nacional, como os Professores Elis Busnello (RS), Eno Filho (RS), Inez Padula (RJ), Ricardo Donato (RJ), Aldo Ciancio (USA) e Rodrigo Pastor (MG) até grandes expoentes como as preceptoras de Betim (MG) Janaína Miranda, Janaína Le Sann e as residentes Helena Santos e Denise Dutra (MG). Ainda nesta mesa, o Prof. Airton Stein foi homenageado pela SBMFC.

Foto: Janaína Miranda
Airton Stein, Leonardo Savassi, Domhhall MacAuley
e Marcelo Demarzo

MacAuley cita em seu blog alguns dos nomes que figuram em qualquer lista de discussão da MFC brasileira, como a Irmã Monique Bourget (SP), e o fino colega Marcelo Kolling (PR), e aponta que nunca tinha visto algo parecido com um congresso de 4.000 parcitipantes, poucos deles acima de 40 anos de idade, e nenhum envolvimento da indústria farmacêutica. Um "colégio incrivelmente jovem e vibrante", tal eram a energia, entusiasmo e otimismo, e conclui: "Eles poderiam ser os futuros líderes na pesquisa em atenção primária. Mas, eu não acho que eles percebem muito o seu próprio potencial".

Acesse o Blog:

BMJ - helping doctors make better decisions


Leia também:

Publicado originalmente por Leonardo C M Savassi