sexta-feira, 8 de abril de 2011

Jovens viajantes internacionais e Sarampo nos EUA

Measles Imported by Returning U.S. Travelers Aged 6--23 Months, 2001--2011

O número anual de casos de sarampo importados por residentes nos EUA em 2011 preocupa as autoridades, pois ultrapassa os totais dos últimos anos. De acordo com Morbity and Mortality Weekly Report (MMWR), o Centers for Disease Control (CDC) relatou 13 casos de sarampo importados entre os residentes dos EUA em janeiro e fevereiro - aproximadamente o mesma para todos os meses de 2008 ou 2009.

A preocupação é que metade dos casos ocorreram em crianças com idades entre 6 e 23 meses, e ninguém havia sido vacinado contra o sarampo.

Uma nota editorial lembra que crianças de 12 meses e mais velhos que vão viajar internacionalmente devem receber duas doses de sarampo, caxumba e rubéola separadas por pelo menos 28 dias, se já não imunizados. Os viajantes internacionais entre as idades de 6 e 11 meses devem receber uma dose.

O artigo está disponível em:

MMWR

"A voz do CDC"


Reveja as diferentes doenças exantemáticas obrigatórias da infância (aula proferida por Leonardo Savassi na UFOP em 28/03/2011):






Mais apresentações de Leonardo Savassi



Para as pessoas que irão viajar para outros países, exceto aqueles situados no continente americano, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra o sarampo, com a vacina tríplice viral. A vacina está disponível em unidades públicas de saúde de todos os Estados e Distrito Federal. O site da Anvisa tem um conteúdo interativo com mapas e regiões, que gera informações relevantes acerca de vacinações para viajantes. Acesse:





Um laboratório particular de vacinas também tem um site dinâmico com orientações gerais sobre viagem ao exterior.


Publicado originalmente por Leonardo Savassi em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com/