sábado, 30 de abril de 2011

Premio da ENAP consagra Saúde da Família em 1º Lugar

Mais uma grande evidência da qualidade da Atenção Primária brasileira que vai de encontro ao desejo desesperado de flexibilização por parte de alguns gestores. Porque flexibilizar algo que já é comprovadamente superior e sequer foi implantado ainda (ESF atingiu 50% de cobertura, portanto, metade da população, recentemente, enquanto outros modelos perduraram por 2 ou 3 décadas e só recentemente deixaram de ser hegemônicos, e mesmo assim, ainda existem hibridamente com a ESF).

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) ficou em primeiro lugar no 15º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, entregue pelo Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Nessa edição, mais de 140 projetos foram habilitados a concorrer, os dez vencedores recebem o selo Inovação, cursos e publicações da ENAP. A Estratégia de Saúde da Família como campeã em práticas inovadoras ganhou curso técnico no Japão. A diretora substituta do Departamento de Atenção Básica (DAB), a médica de Família Elizabeth Wartchow, apresentou a ESF durante o evento e quando soube da vitória disse que “O trabalho da equipe do DAB ao longo destes anos todos teve o esforço reconhecido. Este prêmio é um reconhecimento público do trabalho e do caminho que escolhemos, que é o caminho da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Presente na Cerimônia o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, comemorou o prêmio, “é um reconhecimento a mais a Estratégia Saúde da Família no Brasil, pelo seu caráter abrangente, inovador e eficiente. Tanto nos resultados em saúde, inclusão social, cidadania, quanto na eficiência no uso dos recursos públicos”. O Secretário lembrou ainda o rigor do concurso e que o primeiro lugar orgulha o Ministério da Saúde. “Esse prêmio tem que ser dedicado aos milhares de trabalhadores da Saúde da Família em todo país, que fazem do seu cotidiano uma oportunidade de saúde à população brasileira”, concluiu Helvécio, destacando que a atenção básica é uma prioridade para atual gestão.

As iniciativas inovadoras premiadas estão publicadas no livro desta edição e entram para o Banco de Soluções da ENAP, disponível no sítio www.enap.gov.br. O Ministério da Saúde teve outra iniciativa premiada: “Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais (Siclom)”, da Secretaria de Vigilância em Saúde. Desde o seu lançamento, em 1996, o concurso recebeu 1.426 inscrições válidas, e 311 foram premiadas. O objetivo é estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades.

As 10 iniciativas premiadas no 15º Concurso Inovação na Gestão:

1º A Estratégia de Saúde da Família
2º Agroamigo
3º Gestão de Condicionalidades e Acompanhamento das Famílias do Programa Bolsa Família
4º Programa Banda Larga nas Escolas
5º Portal de Periódicos da Capes
6º Agenda Social Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica: Comitês Gestores da Agenda Social
7º Sistema de Controle Logístico de Medicamentos Antirretrovirais (Siclom)
8º Sistema de coleta on-line do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso)
9º Aposentadoria em 30 minutos
10º Projeto Pensando o Direito

Fonte: InfoDAB

Publicado originalmente por Leonardo C M Savassi em http://medicinadefamiliabr.blogspot.com