terça-feira, 27 de outubro de 2009

Divulgando: [SBMFC] blog antropologia e aps

Mensagem do colega Leonardo Targa:

Caros colegas
É com muita felicidade que comunico a criação de um espaço de aproximação entre APS e antropologia, para divulgação, debate e disposição de material (textos e referências). Convido a todos para as duas atividades de antropologia e saúde no congresso em dezembro !!!

Coloquei lá para iniciar 3 postagens:

1 - texto do Francisco Arsego de Olliveira, colega MFC e mestre em antropologia, professor da UFRGS. Revisa conceitos de disease e illness, modelos explicativos para o processo saúde-doença, propõe modelos peritonial de troca entre culturas do médico e paciente entre outras. Enquadra-se dentro de uma perspectiva interpretativista do processo saúde-doença e apresenta idéias de autores importantes como Kleinman, Helman e Geertz.

2 - postagem de referências bibliográficas útil a quem está interessado em se aprofundar na relação entre as áreas, em especial para APS.

3 - texto onde colaborei com colegas sobre patentes de medicações (propriedade intelectual).

Grande abraço e espero que seja útil a vocês. (link abaixo)

Leonardo Vieira Targa
MFC Nova Petrópolis RS
Mestrando em Antropologia Social UFRGS
Estágio Rural em Medicina de Família e Comunidade - Convênio com GHConceição



Antropologia e Atenção Primária à Saúde

Espaço de aproximação entre atenção primária à saúde (APS) e antropologia. Destinado especialmente para profissionais da saúde, estudantes e residentes interessados em enriquecer suas práticas a partir de outras perspectivas.


Visite: