terça-feira, 6 de outubro de 2009

MFC na Rádio Câmara

Rádio Câmara: Programa Fator de Risco


O Programa Fator de Risco é apresentado e coordenado pelo jornalista Humberto Martins, e traz um pouco da definição/características da MFC em paralelo com os princípios da atenção primária, com o objetivo de abordar as características da MFC no âmbito de suas competências nucleares, no contexto de situações vivenciadas por nós com nossos pacientes e equipes das quais fazemos parte.

Terão o objetivo ainda de esclarecer à população as atribuições e competências esperadas dos MFC através dos relatos de situações problemas que foram gerenciadas mediante o exercício das habilidades apreendidas em nossa típica formação, relatando situações reais a partiir das quais haverá diálogos médico-paciente, paciente jornalista e jornalista-médico. Situações que esclareçam nossa abordagem humanizada, comprometida com as famílias e indivíduos, fundamentada em evidências científicas do cuidado adequado e resolutiva.

Serão seis programas com duração aproximada de seis minutos cada. Acesse os primeiros:
Entenda melhor a profissão de médico da família - Bloco 1 (10'14'') Ícone de de áudio
Entenda melhor a profissão de médico da família - Bloco 2 (10'40'') Ícone de de áudio

Logo Rádio Câmara

"Programa de Saúde de Família é a oportunidade, às vezes a única, para muitos brasileiros terem acesso a profissionais que somente podem ser encontrados em localidades distantes, normalmente cidades mais populosas, sedes de municípios ou capitais. Uma figura central neste processo de descentralização do atendimento é o médico de família e a equipe do PSF que trabalham para um número reduzido de famílias e é visto como uma pessoa de confiança. Para falar um pouco mais sobre a rotina e a vida da equipe do programa o Fator de Risco entrevista esta semana o médico Tiago Neiva, presidente da Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade. O Fator de Risco vai ao ar às terças, às 8h30. A apresentação é de Humberto Martins." (Fonte: Rádio Câmara)

Créditos pela Notícia: Tiago Sousa Neiva

Presidente da Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade

Presidente da SBMFC fala sobre a especialidade:
No documentário "doc - a medicina de várias maneiras"Gustavo Gusso, presidente da SBMFC, fala sobre a especialidade, seus desafios e as políticas de saúde. Acesse: